matérias
10/12 às 00h00

Tattoo e a Bíblia

“Sabe o que é? Estou com dúvida sobre se posso ou não fazer uma tatuagem. O que o senhor, pastor, me aconselha?”

Claro que não, seu idiota! Se você ainda tem dúvidas, está mais do que claro que NÃO DEVE fazer. Mas como vira e mexe ainda sou obrigado a responder este tipo de pergunta, gostaria de fazer uma reflexão objetiva e definitiva sobre tatuagens.

FATOS SOBRE TATUAGEM QUE NÃO PODEM SER DESPREZADOS

1 – Dói. Então se sua tolerância à dor é baixa, não se arrisque.

2 – Não sai. Por mais moderno que sejam os lasers prometidos pelo seu dermatologista, sempre ficam pequenas cicatrizes (algumas nem tão pequenas assim).

3 – Não conseguirá trabalhar em qualquer lugar. Claro que isto está mudando, principalmente nos grandes centros. Mas ainda não é a realidade na maior parte do Brasil.

4 – Três de cada cinco pessoas que fazem tatuagem se arrependem nos dois primeiros anos. Portanto pense bem antes de tatuar o nome da sua namorada ou a cara da sua mãe. Do jeito que as pessoas não andam levando relacionamentos a sério, nem depois de casado tá dando pra tatuar o nome “dela”. E a cara da sua mãe ficará horrível em forma de tatuagem. Fica parecendo aquelas fotos pintadas que se colocam em túmulos.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE TATUAGENS

Na verdade a Bíblia não diz nada. E ao mesmo tempo diz tudo. Tanto os legalistas que são radicalmente contra tatuagem, quanto os liberais extremistas, tentam forçar a amizade utilizando textos ao pé da letra, sem levar em consideração o contexto. Pois analisemos algumas passagens bíblicas:

PASSAGENS BÍBLICAS UTILIZADAS EM REFERÊNCIA A TATUAGENS

“Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:28)

Esta passagem é utilizada por boa parte dos radicais que adoram estuprar o contexto da palavra de Deus. Conforme está escrito, tanto o fazer lacerações quanto o imprimir marcas, referem-se especificamente ao culto aos mortos. Portanto, como nem toda tatuagem refere-se a adoração de defuntos, não dá para generalizar. Outro ponto importante é que no mesmo capítulo, especificamente no versículo 27, há outra afirmação interessante:

“Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba.” (Levítico 19:27)

Percebe como o mesmo texto que ordena que não sejam impressas “marcas” sobre a pele também ordena que está vetado os cortes de cabelo do tipo “cuia” e também o barbear-se adequadamente? Por que um versículo deve ser levado ao pé da letra e o imediatamente anterior a ele não? Paulo explica isso na carta aos Gálatas, discorrendo acerca daqueles que queriam guardar a circuncisão mesmo após conhecerem a Cristo:

“E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.” (Gálatas 5:3)

Então ou pega o pacote completo da Lei, ou aceita de uma vez que somos chamados pela graça. Esta graça não implica em ausência de responsabilidades, mas em consciência transformada. Quem faz, deve saber o por quê e estar plenamente ciente de que prestará contas por suas ações.

O segundo argumento bíblico utilizado é de que nosso corpo é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO e, portanto, não devemos profaná-lo. Juro que gostaria de saber de onde provém este conceito. Mas vamos lá! Primeiramente é importante observar bem o texto em que a expressão “templo do Espírito” aparece:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)

Está explícito no texto como Paulo refere-se ao ESPÍRITO QUE HABITA EM “VÓS”. Na realidade nosso corpo não pode ser chamado individualmente de templo do Espírito, pois segundo explica mais detalhadamente o apóstolo Pedro:

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” (1 Pedro 2:4)

Somo pedras. Parte da edificação que é chamada de TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. Individualmente não passamos de meras pedras. Apelas coletivamente somos EDIFICAÇÃO. O mais interessante é como esta edificação é composta por pedras de todos os formatos e tamanhos. É fundamental que cada um encontre seu lugar, onde há ajuste perfeito entre as partes próximas, de modo a compor o todo. A beleza da igreja de Cristo está na diversidade e não na uniformidade. Assim, não serão cores, impressas ou de nascença, que farão com que esta edificação espiritual seja profanada. Além de que, há milhares de outras pequenas coisas moralmente aceitas que podem denegrir igualmente a “beleza” do corpo que é uma pedra viva. Exemplos? Lá vai alguns:

Comer demais, comer coisas que não são saudáveis, desnutrir-se por privar-se de coisas que não são saudáveis, maquiagem definitiva, silicone nos seios, lipoaspiração, vida sedentária, beber refrigerante demais, não beber água suficiente, tomar sol em demasia sem usar protetor solar… Dá pra citar milhares de pequenas coisas que detonam com nosso corpo. Muito mais do que uma tatuagem.

A proposição bíblica fundamental para todo aquele que deseja seguir a Cristo é EQUILÍBRIO. Deus nos criou para comermos de todas as árvores do jardim. Basta termos moderação e compreendermos claramente quais os LIMITES estabelecidos. O problema é que geralmente as pessoas só conhecem seus limites depois de ultrapassaá-los. Se você for tolo e fizer isto com tatuagens, será tarde demais. Portanto, MODERAÇÃO É BEM VINDA!

E pra encerrar, o terceiro argumento mais utilizado pelos que procuram justificativas bíblicas para condenar tatuagens:

“Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mateus 18:7)

Este talvez seja o argumento mais fraco, porém tem seus fundamentos. Pensem comigo: o que vem a ser literalmente um escândalo? Penso que seja aquilo que destrói pessoas, afastando-as da fé em Cristo e da sã doutrina. Assim sendo, uma tatuagem realmente até pode ser chamada de escândalo, de acordo com o contexto de cada um. Uma família pode criar aversão à fé do filho simplesmente porque discorda das decisões que este toma ao tatuar-se por pressão social da igreja que faz parte. Pode parecer idiotice, mas já vi dúzias de pessoas tatuarem até mesmo a logomarca da igreja.

No entanto, este argumento não qualifica tatuagens como proibidas, pois nem todas provocam necessariamente escândalos. Cabe a cada um discernir o quanto é conveniente e lícito tatuar-se. Cada um precisa assumir a responsabilidade por suas ações, levando em conta não apenas estes poucos textos bíblicos citados, mas também toda a mensagem do evangelho. Sabendo que cada um prestará contas pessoalmente ao próprio Deus.

Não seja burro. Na dúvida, NÃO FAÇA!
E na certeza, procure um profissional competente.

“e tudo o que não provém da fé é pecado.” (Romanos 14:23b)



Fonte: www.solomon1.com

compartilhe:
| Share


23 comentário(s)

Deixe seu comentário:

Nome completo:

E-mail:

Site:

Mensagem:

kelly cristiny | 11/03 às 19h53
"eu quero saber detalhes mínimos este conteúdo não tem nada ver com a pergunta citada na internet!"
Flor | 28/02 às 19h12
"E no vestido e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. (Apocalipse 19.16) Jesus tem uma frase escrita em Sua coxa. "
Flor | 28/02 às 18h05
"VC que se diz pastor, ainda tem muito que aprender. Você não deve responder a uma ovelha, chamando-a de idiota. Sua resposta grosseira e estúpida, me deu vontade de fechar o site na mesma hora. É por causa de gente como vc, que milhares de pessoas odeiam crentes. Jesus jamais responderia da maneira grosseira como vc respondeu. Sua resposta foi estúpida e lamentável. Se quer ensinar, ensine com mansidão e sabedoria. Peça a Deus."
Isabel Ferreira | 08/02 às 13h40
"PASTOR??? P-a-s-t-o-r??? É ruim, heim... Tá mais pra um idiota, que segundo o dicionário Aurélio: \"
lina | 27/11 às 01h43
"olha...li a primeira linha da resposta do autor e já nao quero mais ler nenhum conteúdo desse site. Cada dia mais eu entendo o ódio dos meu amigos ateus quando eu vou falar de Jesus pra eles. Até eu explicar q Jesus era sábio e amável, eles já me cortaram por causa de maus exemplos como esse. Cuidado com o que escreve na internet, sejam no mínimo sábios... seria bom, inclusive, tirarem essa publicação do ar antes q alguém mais se indigne contra Deus por causa de uma leitura dessas. O início de um texto é q vai dizer se o leitor vai ou não ler o resto, indepemdente do restante do conteúdo... sabe como eu achei esse site?! jogando no google o trecho da passagem bíblica. Simples não?! qualquer um tem acesso, crente, não crente, quem tem ou não basamento bíblico. #fica a dica... decepcionada..."
Allan | 22/09 às 08h40
"O pastor conhece suas ovelha e jamais as trataria de tal forma... isso é uma falta de conhecimento da palavra..!!!"
Keity | 16/04 às 03h08
"Bem, eu particularmente não gostei do artigo de uma forma geral. Pq o autor vagueia no ser "contra" ou a "favor"...tem horas q não tem problemas como quando ele quase q satiriza a forma em q as as "igrejas" (entre aspas pq ele não citou nomes) mais tradicionais usam os versículos para se por contra o uso da tatuagem....nessas análises o autor me pareceu a favor da tatoo enquanto qm no começo e no fim do texto usa a frase "não seja burro". Discordo de vc Júlia q disse q o crente "perde tempo demais discutindo o que é certo e errado", apesar de o artigo não ser o bom o tema é relevante para o meio evangélico pois querendo ou não é a dúvida de muitos jovens. No mais abraço a todos! E PLEASE AUMENTETEM A LETRA DOS COMENTS E TIREM DO MODO ITÁLICO PELO AMOOOOR!! Valeu folks =)"
Julia | 07/01 às 10h05
"o "crente" tem um grande defeito.. perde muito tempo discutindo o que é certo e errado... perde muito tempo "julgando" a aparência, se tem pircing ,tattoo ou cabelo colorido... Será Pecado mesmo é quem faz tattoo? e aqueles fofoqueiros de igreja , será que isso não é pecado, e quem julga , quem fala mal do irmão?... chegou o tempo de fazermos a diferença no meio da galera jovem. E se alguem de Deus sentir que pode fazer uma tatuagem, iremos julga-lo? será que se Jesus estivesse aqui ele iria andar com esse povo que adora julgar os outros? dúvido heim.... "cada um prestará contas pessoalmente ao próprio Deus." isso resumi tudo!!! "
rosilene costa | 06/01 às 21h35
"Gostaria saber se realmente foi o pastor q deu essa resposta?ñ estou acreditando,olho somente p/ DEUS, ñ espere nada do (homem)somente em DEUS doderemos confiar. abração amados"
Zadoque | 19/10 às 13h27
"Artigo interessante, mas os comentários estão com fontes muito pequenas para ler (uma tortura para os olhos). Por favor, aumente um pouco as fontes, e se possível, evite o itálico. Sobre as tatuagens... Não as uso, nem os piercings porque sou especial: O meu corpo é uma obra prima do Criador, apesar de todos os possíveis defeitos. Da mesma forma como os de vocês e até dos incrédulos. Não gostaria de denegrir essa obra com uma feita por homens, e que dificilmente sairia. E para quem que é incrédulo, também tem os argumentos contra o uso de tatuagens e piercings. Por favor, veja o meu artigo... http://www.zadoque.com/cadernos/sem-tatuagens-nem-piercings.html"
vilma pintogonçalves | 24/09 às 21h44
"Eu acharia hilário,se não fosse lamentável,a divisão e o mundanismo infiltrado nas igrejas chamadas evangélicas e que dia apos dia vai perdendo a essencia do verddeiro cristianismo.Vemos o espiritismo crescendo a passos largos,o catolicismo que não muda sua doutrina por mais que se tente,mas os que deveriam assim ser;afrouxam,compactuam e até repreendem aqueles que tentam guardar a palavra viva de Deus que nos diz;que o tempo passará,mas a minha palavra permanecerá,chamando de fanáticos aos que a guardam.Pop star,nada mais que pop star."
Carla Pereira de Souza | 22/07 às 22h18
"Bom tem gente que não gosta de levar um tapa na cara de vez enquando, mas a verdade é a maioria das tatuagens são feitas por vaidade né que concerteza é um pecado....então acho que tem que pensar muito bem antes de fazer uma.... e parem de criticar pesssoas que querem alertar vcs!!!ele não falou nada de anormal,horrivel é o jeito q vcs estão julgando um pastor por usar uma palavra q todos nós já usamos para repreender alguem!!"
Anônimo | 20/06 às 12h09
"a resposta ta correta , mas vc nao e dono da verdade meu irmao ,saiba irmao explicar a biblia irmao , que etupdez . um abraço ."
Jauqueline Marques | 17/04 às 15h07
"minha nossa!!!ñ dá pra saber o q foi mais estranho a pergunta do rapaz q aparentemente frequenta uma Igreja,ou a resposta do pastor...vão se converter!!!q vergonha..."
Marcinho Bera | 10/04 às 02h08
"Alguém sabe o real significado da palavra idiota? Significa Ignorante... Ou preferem ser chamados de FARISEUS, HIPÓCRITAS? Como é que alguém que não entenda o significado de uma simples palavra vai entender a matéria sobre Tattoo?!... Se vcs perceberem foi uma repreensão, muitos gostam de ser levados como criancinhas, de ser tratado na mamadeira, mais como vão crescer? é falta de imaturidade se sentir ofendido por uma repreensão, quem ama repreende também... Quem nunca foi ignorante, que continue atirando pedras. Sobre a matéria... Aconselho quem quer fazer alguma tattoo colocar diante de Deus, se sentir conforto e paz vai lá, se não é melhor não fazer pra não se arrepender. Não tem volta depois. "
wilian mattjie | 08/04 às 15h14
"achei estranho...muito estranho pra um pastor!!"
raissa | 19/02 às 17h14
"Seu Idiota??? como assim??? pastor que é pastor tem modos para se falar com as próprias ovelhas. O nome dessa forma que se trata as pessoas é "ignorância", ou seja, falta de conhecimento. Por isso, pense antes de falar em nome de Deus!! e reflita se é essa forma mesmo que se deve falar com os outros. A palavra de Deus se ensina com sabedoria, amor, carinho, afeto, companherismo, e não da forma que tentou explicar. até porque não se usa qualquer trecho bíblico para explicar uma dúvida, tudo deve prover de Deus. Me desculpe, mas se realmente é pastor ou servo do senhor, teria que fazer varios e varios cursos evangelhistas para aprender melhor sobre a bíblia. Ah! e alguns cursos de educação."
heloisa | 18/02 às 13h17
"Nossa a Maneira em que respondero foi meia Grossa! e afinal esse é um assunto polemico em que cad Cristão tem sua Opinião, mesmoquando todos tinha que ter a mesma já que servimos ao mesmo Deus e seguimos uma Unica Biblia mais a pena é q cada um interpreta de uma maneira!"
Camilla | 01/01 às 12h11
"...uma pessoa que ñ tem modos e respeito pra falar com o próximo, ñ deveria estar "por aí" aconselhando pessoas, é por essas e outras que nosso meio é tão criticado... LAMENTÁVEL..."
Eduarda | 25/12 às 22h20
"concordo com a carola.. que amor é esse?"
Carola | 25/12 às 16h29
"claro que não seu idiota? que amor é esse? meio estranho ein... "
Fabio oliveira | 16/12 às 19h37
"Horrivel , a maneira como respoderam essa questão, "
Raphael Rodrigues | 11/12 às 08h45
"Caraca Thauany... tatuagens no mundo cristão é um assunto MUITO polêmico, que dividi opniões entre os mais diferentes "cristãos" ( o que não deveria acontecer, já que somos um só corpo, ou deveriamos ser.. ) Tai outro assunto que depende muito da intenção de cada um... Amigos próximos a mim possuem tatuagens, aliás, - muito belas diga-se por passagem; Mas a questão é: Pode ou não pode!? Como disse, vale da intenção, se uma pessoa "cristã" tatua em seu corpo desenhos demoníacos e tal, po! sem noção, afinal ela deveria odiar o que é da carne! Agora por outro lado, que mal tem uma pessoa "cristã" tatuar em seu corpo alguma frase, ou até mesmo desenhos que não tem relação com coisas "horripilantes"?! Tá certo que 90% dos desenhos são impossiveis de se considerar, mas não vamos generalizar! Velho testamento: No livro de Deuteronômio a bíblia diz “não marcarás o teu corpo” Novo testamento: Em Apocalipse você vai ver que Jesus estava tatuada na coxa direita (estava escrito, Rei dos reis e Senhor dos senhores). ainda bem que vivemos no começo dos tempos, onde ainda vai acontecer o dilúvio.. que ano é hoje? 023 a.c??"
www.maringospel.com
2009 - 2017
www.maringospel.com
2009 - 2017